ATIVIDADES – FONETICA - VAMOS RECORDAR?


No poema Língua Portuguesa, o poeta Olavo Bilac faz uma declaração de amor ao nosso idioma. Leia estes trechos e resolva os exercícios de 1 a 4.

                                              Última flor do Lácio, inculta e bela,
                                              És, a um tempo, esplendor e sepultura [...]

                                               Amo-te assim, desconhecida e obscura,
                                               Tuba de alto clangor, lira singela,
                                               Que tens o trom e o silvo da procela,
                                               É o arrolo da saudade e da ternura! [...]
VOCABULÁRIO:
Lácio = região em que antigamente se falava o latim (idioma que originou a Língua Portuguesa.
Tuba = instrumento musical de sopro
Clangor = som metálico estridente como o produzido pela trombeta.
Lira = instrumento musical de corda que produz sons suaves.
Singela = simples, sem enfeites
Trom = estrondo, barulho muito forte.
Silvo = assobio zunido fino e cortante.
Procela = tempestade no mar
Arrolo = cantiga de ninar.

1 – Considere as palavras Lácio e silvo e responda:
a) As duas têm a mesma quantidade de letras e de fonemas? ________________________
b) Que letras são comuns a ambas? ________________________
c) Que fonemas de Lácio também ocorrem em silvo __________________

2 – Indique o número de letras e fonemas das seguintes palavras do texto:
a) flor ____________________________________
b) procela _________________________________
c) desconhecida _____________________________
d) arrolo ___________________________________

Agora responda: por que nas palavras dos itens c e d,  o número de letras é diferente do número de fonemas? ________________________________________________________________________
3 – A respeito da palavra que (penúltimo verso), um aluno fez as seguintes afirmações:
I – É uma palavra de duas sílabas, porque tem duas vogais.
II – O u é uma semivogal.
III – Trata-se de uma palavra cuja base é a vogal u:
IV – O u não é fonema, pois não é pronunciado; ele é apenas uma das duas letras que formam o dígrafo qu.
V – Trata-se de uma palavra formada por três letras e dois fonemas.
         Qual(is) dessas afirmações o aluno acertou? ________________________________________
4 – Releia o texto e, atentando para a sonoridade dos versos, responda aos itens a seguir:
a) No segundo verso, o poeta cria uma aliteração com fonemas /t/, /p/, /d/. Assim : “És, a um tempo, esplendor e sepultura”. A partir  desse exemplo, explique o que é aliteração e identifique outro verso em que esse fato sonoro também ocorre.

b) Em alguns versos do texto, o poeta faz uso de um recurso sonoro chamado assonância, que consiste numa sequência em que se alternam sons vocálicos fechados e sons vocálicos abertos.
No verso 5 ocorre assonância? Explique:

c) Que efeito sonoro o poeta procurou criar no verso 5? Como ele obteve esse efeito?


5 – As palavras destacadas nos versos a seguir são homófonas.
                            Cacei imagens delirantes
                            Maísa podia não gostar
                            Cassei poemas.
a)    Compare as duas palavras e responda: o que são homófonas?
_________________________________________________________________________________
 b)Cacei e cassei são homófonas, mas não são homógrafas. Justifique essa afirmação:


c)    Essa du8as palavras têm o mesmo número de letras e de fonemas? Justifique:
__________________________________________________________________________                       

1 comentários:

Jéssica disse...

Cadê as respostas?
Sem as respostas não dá pra saber depois se está certo ou errado!

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